O Dia Internacional de Luta Contra a Aids, celebrado em 1 de dezembro, foi comemorado em Mesquita com ações de orientação de prevenção à doença e apresentações de diversos artistas. Da Ghama, ex-integrante da Banda Cidade Negra, foi embaixador da campanha na cidade e apresentou sua nova canção, que tem a prevenção à Aids como tema. A ação aconteceu na Praça de Edson Passos.
“Os jovens estão sendo muito infectados com a doença, por isso precisamos chamar a atenção para a importância de usar preservativos, tanto para evitar as doenças sexualmente transmissíveis quanto para evitar gravidez. Sou cria da Baixada Fluminense e como artista levei o nome da Baixada para o Brasil e exterior. Para mim foi uma honra ser embaixador desta campanha e poder apresentar aqui esta música inédita”, disse Da Ghama.
A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Mesquita, por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Ong Aganim Direitos Humanos. A iniciativa também contou com parceria da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Controle das DTS/AIDS e Hepatites Virais do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da ODS Municipal (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) programa das Nações Unidas, da Cruz Vermelha, Centro Social Fusão, entre outros.
“Precisamos conscientizar a população da importância de fazer o exame e, em caso positivo, procurar o tratamento. Esta foi uma ação de alerta para toda a população, pois novos casos vêm surgindo no Brasil”, destacou a secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma.
Para chamar atenção da população para a ação de prevenção, o evento também contou com presença de Selminha Sorriso, porta-bandeira da G.R.E.S Beija Flor de Nilópolis, Renata Frisson, a Mulher Melão, madrinha da campanha no município, Garota X (ex Mulher Banana), Mc Karine da Providência, do cantor Everton Lima, de Mesquita, e do dançarino Crystian César, integrante do grupo CR Dance.
Durante toda a ação as pessoas que passaram pela praça receberam informações sobre prevenção e tratamento da doença. Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde também encaminharam os interessados para a Unidade Básica de Saúde de Edson Passos para fazer o teste rápido de HIV.
“Sou aposentado na área da saúde e sempre fui muito esclarecido em relação aos cuidados com a minha saúde. É sempre bom fazer testes e exames para manter a saúde em dia”, ensina Hugo Freitas, de 70 anos.
Foto; Paulo Tauil