De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, os policiais que estavam de serviço e faziam patrulhamento pelo local, foram alertados por populares que dois veículos estavam abandonados na Rua José Pedro Resende, no bairro Luiz de Camões. O caso foi registrado na 55ªDP (Queimados). Os dois carros roubados foram recuperados na manhã do último sábado (16).
Os veículos recuperados são um Jeep, de cor branca, placa PZE 5714 e um Eco Sport branco, placa ONI 7187, ambos de Belo Horizonte. Os carros foram levados para a Vila Olímpica de Queimados, logo em seguida para o Pátio Legal e estão à disposição da polícia.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Major Elias José, falou sobre as ações da Ronda do município. “Nós implantamos a ronda para auxiliar o 24º BPM. Estamos nas ruas todos os dias para realizar um trabalho de prevenção. Enquanto a ronda está fazendo o patrulhamento, os policiais do batalhão podem fazer as incursões e realizar ações em áreas dominadas pela violência”, disse.
O programa, desenvolvido pela Prefeitura, conta com quatro carros financiadas pelo Governo Municipal, que, além de ceder as viaturas, vai pagar os policiais militares, através do PROEIS (Programa Estadual de Interação na Segurança). Inicialmente, a Ronda Municipal conta com 16 agentes, divididos em dois turnos diários, que fazem patrulhamento nas áreas com maiores incidências criminais, diariamente, das 8h às 22h.
A Prefeitura de Queimados repudiou o confronto entre facções criminosas rivais ocorrido na madrugada de ontem, trazendo medo, pânico e colocando em risco a integridade física de diversos cidadãos de bem. Por conta desta ação, a Prefeitura solicitou, mais uma vez, providências ao Comando Geral da Polícia Militar (PMERJ), no sentido de reforçar o policiamento de forma conjunta com as tropas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque. Hoje mesmo, a PM se comprometeu com a prefeitura em intensificar as incursões nas comunidades afetadas, com equipes de diversos batalhões.
A Prefeitura afirma que vai continuar pedido reforço, sempre que necessário, atuando de forma conjunta com as forças policiais, e vai intensificar as ações de prevenção ao uso de drogas, pois reduzindo o consumo, o tráfico de drogas também se enfraquece. Os próximos passos serão a instalação de uma Central de Monitoramento por Câmeras – que vai auxiliar a PM no patrulhamento ostensivo – e a implantação da Guarda Municipal, ambos ainda no primeiro semestre de 2018.