Leandro Machado
Em parceria com a Polícia Militar, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, lança oficialmente, nesta sexta-feira (1), o programa municipal “Queimados Mais Seguro”, que busca oferecer medidas efetivas contra a criminalidade no município. A primeira medida desenvolvida será a Ronda Municipal, que consiste na implantação de patrulhas motorizadas em áreas com maiores incidências criminais no município. O evento acontece a partir das 10h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.
O programa terá inicialmente quatro viaturas, financiadas pelo Governo Municipal, devidamente caracterizadas com a logomarca do programa, da prefeitura, da Polícia Militar e o brasão da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, além de giroflex. Serão usados três veículos da marca GOL e uma Picape Toro. Atuarão pela Ronda Municipal, os policiais vinculados ao Programa Estadual de Interação na Segurança (PROEIS). O delegado titular da 55ª DP, Dr. Julio Silva Filho e o comandante do 24º BPM tenente-coronel Maximiano Boaventura Bresciani confirmaram presença na solenidade.
O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, falou sobre a iniciativa do governo municipal e destacou a força do poder público para retomar a segurança: “Passamos por momentos delicados e a verdade é que, mesmo a prefeitura não tendo obrigação constitucional de cuidar deste tema, nós não poderíamos cruzar os braços. Com todo apoio da polícia militar estamos trabalhando para que a população volte a ter tranquilidade em nossa cidade. Reformamos viaturas, cabinas, prédio para implantação de companhia destacada, asfaltamos os principais acessos às comunidades, entre outras ações. Já estamos vendo resultados positivos”, destacou.
A Ronda Municipal funcionará das 6h às 22h, diariamente, incluindo domingos e feriados e atuará no Centro e em bairros de maiores incidências criminais apontadas pelo ISP (Índice de Segurança Pública). Os policiais realizarão pontos bases e patrulhamento como praças, logradouros públicos, pontes, viadutos e prédios públicos municipais como escolas, creches e abrigos.
Ronda pode ser ampliada
De acordo com o Secretário de Segurança e Ordem Pública, Elias José, a Ronda terá inicialmente 16 policiais militares, que serão divididos em dois turnos, mas poderá ser ampliada em breve. “A prefeitura vai arcar com o custo desses PMs que vão prestar serviço ao município no dia que estariam de folga. A diária será de R$ 150 por oito horas trabalhadas e mais auxílio transporte e de alimentação. Nossa expectativa é aumentar a sensação de segurança e, com isso, conseguir através de parcerias com o comércio e a indústria aumentar o número de policiais e viaturas. Vale ressaltar que não faremos abordagens de trânsito, nosso foco serão armas, drogas, roubos e furtos de veículos”, destacou.
O lançamento oficial do programa “Queimados Mais Seguro” acontece nesta sexta-feira, mas a parceria da Prefeitura com a Polícia Militar já tem rendido bons resultados para Queimados. Além do PROEIS, onde os policiais recebem do município em seus dias de folga para trabalhar, o 24º BPM (Queimados) já recebeu o reforço de 32 agentes – tem a promessa de mais 68 – , a polícia inaugurou na última semana a primeira Companhia Destacada do 24º BPM no bairro da Pedreira, reativou a cabina da entrada da cidade e vai construir uma no bairro São Roque, bairro com maior densidade populacional da cidade. Além disso, a prefeitura tem auxiliado a PM com reforma de viaturas e o reparo na iluminação pública quando acionada.
SERVIÇO:
Assunto: Lançamento do Programa Queimados Mais Seguro com implantação da Ronda Municipal
Data: 01/12/2017 - Sexta-Feira
Horário: 10h
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição - Centro (Ao lado da estação ferroviária)