Fotos: Thiago Loureiro
QUEIMADOS - Com o objetivo de apreender drogas e armas, além de buscar a recuperação de veículos roubados e furtados, a Ronda Municipal, implantada há 15 dias pela Prefeitura de Queimados, iniciou nesta semana ações de segurança em locais estratégicos e aleatórios do município. Na última quarta-feira, os policiais militares realizaram buscas em carros, motos e coletivos em três pontos diferentes da cidade. Nesta ação, não houve prisões ou apreensões.
Nos primeiros 15 dias, a Ronda Municipal já prendeu e levou à delegacia dois acusados de roubo, evitou o furto do sistema de ar-condicionado do CETHID (Centro Especializado de Tratamento de Hipertensão e Diabetes) em plena luz do dia, recuperou dois veículos e uma motocicleta sem documentação e comprovação de origem, além de aumentar a sensação de segurança nas áreas de maior incidência criminal conforme indica o ISP (Índice de Segurança Pública), inibindo as ações de criminosos.
As ações da Ronda Municipal têm objetivo de atuar na prevenção e assim reduzir os índices de criminalidade na cidade. Quem explica é o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Capitão Elias José. “Não estamos agindo para apreensão de veículos por causa de problemas com documentação. Nossa ação não é de trânsito, mas de segurança. O programa é um instrumento de apoio ao 24º BPM para prevenir o crime”, destacou.
O programa Ronda Municipal é uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, e conta, inicialmente, com quatro carros (três automóveis da marca Gol e uma Picape Toro) e duas motocicletas, financiadas pelo Governo Municipal, devidamente caracterizados. Além de ceder as viaturas, a prefeitura vai pagar 16 policiais, através do PROEIS (Programa Estadual de Interação na Segurança), divididos em dois turnos diários. A Ronda Municipal funciona das 6 h às 22h, diariamente, incluindo domingos e feriados. Além das ações de segurança, os policiais realizam pontos bases e patrulhamento como praças, logradouros públicos, pontes, viadutos e prédios públicos municipais, como escolas, creches e abrigos.