Por: Davi de Castro
Amanhã é o ‘Dia D’ de vacinação contra a febre amarela. E as cidades da Baixada Fluminense já estão prontas para imunizar milhares de pessoas em centenas de polos de aplicação da dose espalhados em unidades de saúde municipais. Somente em Mesquita e Queimados, por exemplo, a expectativa é de que pelo menos 60 mil pessoas sejam vacinadas.
Em Mesquita, o prefeito Jorge Miranda e o vice, Waltinho Paixão, farão a abertura da campanha, às 8h da manhã, no polo de vacinação que será instalado em frente à prefeitura. Além deste posto, as 19 unidades municipais de saúde estarão participando do Dia D. Mais de 30 mil doses estarão à disposição para população.
A aplicação da dose será única e não fracionada e segundo o secretário de Saúde de Mesquita, Dr. médico Emerson Trindade, quem já tomou a vacina no ano passado não precisa mais ser vacinado novamente. “A pessoa que vacinar novamente, ao invés de ficar imunizada, abre chances para contrair a doença, já que receberá nova carga viral”, esclarece.
Doença não é transmitida por macacos
Alguns moradores das proximidades do bairro Coréia, em Mesquita, estão temerosos por causa do Parque Municipal de Nova Iguaçu, uma área de 11 mil metros quadrados existentes entre os territórios iguaçuano e mesquitense – criado em 1988, localizado no maciço do Mendanha, pelas serras do mesmo nome, do Gericinó e de Madureira. É que lá ainda existe uma grande flora e fauna, além de belas cachoeiras, trilhas, um extinto vulcão e, no meio disso tudo, muitos acreditam a existência de macacos.
Entretanto, as autoridades de saúde do estado do Rio e do país, tranquilizam a população, ao explicarem que eles não transmitem a doença. Ao contrário, os macacos são os sinalizadores de que a febre amarela chegou à região, uma vez que aparecem mortos. Pois é a partir deste sinal que se toma conhecimento da doença e promove, então, as devidas providências. Por enquanto, não há informações de mortes de macacos no Parque Municipal.
Queimados quer imunizar 126 mil pessoas
Também de olho na febre amarela, a Prefeitura de Queimados tem como meta vacinar 126 mil pessoas até o fim da campanha. Só na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou quase 20 mil pessoas, totalizando 37.397 moradores imunizados. E para se aproximar do objetivo, o estoque conta com 36 mil doses e outras 30 mil devem chegar até o fim desta semana.
“Estamos realizando a aplicação da vacina em livre demanda para suprir a necessidade da população. Em apenas uma semana, vacinamos mais que em todo o ano passado. Vale ressaltar que não é necessário ter pânico, pois não há registros de circulação do vírus em nossa cidade”, alertou a Secretária da pasta, Drª Lívia Guedes.
Já a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Kelly Lisboa, explica a diferença entre a vacina plena e a fracionada. “O munícipe que toma a dose inteira 0,5ml está imune para o resto da vida, já os que tomam 0,1ml estarão imunizados por oito anos”, explicou.