Reportagem; Thayná Rodrigues / Foto: Guilherme Pinto
Mora em Nova Iguaçu o único semifinalista de um restaurante brasileiro no San Pellegrino Young Chef 2018, concurso que seleciona chefs de 90 países como os melhores do mundo. O chileno Andres Rivera, de 31 anos, comanda a cozinha do Reserva Gastronomia, no município da Baixada Fluminense, e se surpreendeu com a colocação.
— Infelizmente não consegui ir até a final, em Milão (Itália), mas fiquei entre os dez novos talentos do mundo. E a escolha partiu de uma banca de italianos. Foi uma imensa alegria — explica Rivera.
Nas fases classificatórias da competição, ele foi desafiado a mostrar um prato e uma ideia sustentável para o futuro. Em Lima, no Peru, onde foi classificado, ele tirou uma conclusão do cenário do país andino para elaborar sua defesa:
— Pediram ideias do que poderia funcionar nas cozinhas do mundo. Apresentei um projeto que defendia a união de chefs. Como Lima e o Rio estão em crise, sugeri, então, que os cozinheiros se unam para divulgar seus trabalhos para criar uma cozinha mais variada e diversa.
Na Baixada, o chef, que mora no país após se casar com uma paulista (a cozinheira Ingrid Gonçalves), já colocou seu plano em prática. No Reserva Gastronomia, no Centro de Nova Iguaçu, ele organiza jantares em que dezenas de profissionais cozinham juntos:
— Exploramos diversos temas: Brasil, Baixada, arte e gastronomia. Cada noite tem algo diferente.
A novidade veio depois de o chef comparar os lugares por onde passou — São Paulo e Patagônia chilena — e concluir:
— A impressão que tive era de que as pessoas estavam acostumadas a uma mesma comida e a um mesmo tipo de serviço há anos. Quis mostrar que a culinária é algo lindo. Não é só encher a barriga.
A proposta para os primeiros meses do ano é fazer com que cozinheiros e clientes valorizarem ainda mais a culinária local, no restaurante:
— Proibimos molhos industrializados. Vamos priorizar ingredientes da verdadeira culinária brasileira. Alguns que amo são couve, aipim, laranja, cana de açúcar e melado. Temos sobremesas com estes doces. E também gosto muito do jambu, que é um produto do Norte do Brasil.
No passado, o município ficou conhecido por ser um dos maiores produtores mundiais de laranja e outras frutas cítricas. Atualmente, o uso de ingredientes frescos acontece graças ao fácil acesso a feiras e a áreas de Nova Iguaçu que têm uma produção agrícola de destaque.