A Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj (Codecon) vai realizar nesta terça-feira (26), às 10h, uma reunião em Belford Roxo, na Baixada Fluminense para discutir as denúncias de fraudes na emissão de Termos de Ocorrência e Inspeção (TOI) sem comprovação por parte da Light. O debate ocorrerá na sede da Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, que participa do evento. A audiência também conta com o apoio do Procon da Prefeitura.
A emissão do TOI ocorre sempre que a concessionária de energia constata casos de furto nos medidores, popularmente conhecidos como "gatos". No entanto, a Comissão vem recebendo uma série de denúncias de consumidores que alegam terem recebido cobranças na conta relativas a supostos furtos não cometidos. Na maioria dos casos, os moradores afirmam que a inspeção é feita e o documento é emitido sem sua presença e o valor calculado pela diferença retroativa na cobrança seria arbitrário. Para discutir os critérios de realização dessas vistorias e das cobranças, a Codecon marcou a audiência no município.
"Sabemos que há muitos casos na Justiça que podem demorar anos para serem resolvidos. Mas esperamos que com a audiência e na presença desses órgãos de defesa do consumidor e do cidadão a Light agilize os acordos pelo menos nos casos mais evidentes", afirma o deputado Luiz Martins (PDT), presidente da Codecon.
26/06/2018