A Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho em Nilópolis. A campanha terminaria na última sexta-feira (1º), mas foi prorrogada em função da greve dos caminhoneiros, que prejudicou a distribuição das doses da vacina e restringiu a locomoção da população.
O objetivo da prorrogação é garantir a imunização de pelo menos 80% dos grupos prioritários do público-alvo da campanha. Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (Comprovando com prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina que deverá ser apresentada no ato da vacinação), professores das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas em Nilópolis são trivalentes, seguras e sua composição é determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “O objetivo maior da campanha é a redução do número de hospitalização por casos da gripe H1N1, bem como diminuir a mortalidade. Desse modo, estamos sensibilizando toda a população para que possamos buscar esses mecanismos para prevenção”, explica o subsecretário de Saúde, Franklin Monteiro.
Contudo algumas condições pessoais devem ser observadas, indivíduos com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina e pessoas com alergia grave comprovada relacionada a ovo de galinha e seus derivados têm contraindicação para a vacina. Além disso, doadores de sangue devem esperar 48 horas após a vacinação para fazer uma doação.
Para receber a dose da vacina basta comparecer a um dos postos de saúde localizados em Nilópolis. Confira abaixo os endereços:
Posto Programa de Saúde da Família – Cabuís
Endereço: Rua General Mena Barreto, s/nº, Cabuís
Posto Programa de Saúde da Família – Nova Olinda
Endereço: Rua Pedro Roque, 13, Olinda
Posto Programa de Saúde da Família – Manoel Reis
Endereço: Rua Antônio João Mendonça, s/nº, Manoel Reis
Centro de Saúde Dr. Jorge David
Endereço: Rua João Pessoa, 1530, Centro.
Posto De Saúde Dr. Armando Augusto Almeida
Endereço: Rua Marques Canário, 940, Nossa Senhora de Fátima.
Posto de Atendimento Médico e Sanitário Doutor Jacob Sessim
Endereço: Rua Rondon Gonçalves, s/nº, Cabral.
Posto Médico Sanitário Nova Olinda
Endereço: Rua Amadeu Lara, s/nº, Olinda.
Posto de Saúde Antônio Albuquerque Machado
Endereço: Rua Dr. Mário Valadares, s/nº, Novo Horizonte.
Posto de Saúde Dorvil Almeida Lacerda
Endereço: Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol
Posto de Saúde Rosa Maria Perez
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 555, Nova Cidade