O governo do Estado, por meio da Cedae, coloca em operação na próxima sexta-feira (20/07), às 15h, no entroncamento da Estrada Austin-Queimados com Rua Araicas, em Nova Iguaçu, o novo booster (conjunto de bombas que regula a pressão na rede de distribuição de água) Austin-Queimados, beneficiando 2 milhões de habitantes. Esta é mais uma etapa do conjunto de intervenções para melhorar o abastecimento na região. Em maio foi feita a interligação da adutora Austin Queimados, de 1.200 milímetros (mm) de diâmetro, com a tubulação de recalque de 800 mm do novo booster.
- Esta é mais uma intervenção feita dentro do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense, que está com 75% das obras executados nesta primeira etapa. O booster que estamos colocando em operação atenderá quatro reservatórios: Austin, Queimados I, Queimados e Camburi. A automação do booster com os reservatórios se dá por sensores de nível, controladores de fluxo e medidor de vazão - explica o diretor de Engenharia da Cedae, Humberto de Mello Filho.
O booster Austin-Queimados reforçará o abastecimento nas localidades de Austin, em Nova Iguaçu, e Jardim do Trevo, Santa Rosa, Vila São João, Meu Ranchinho, Santo Expedito, Vila Americana, Vila Nascente, Campo da Banha, Santa Catarina, Centro, Inconfidência, Parque Farias, Vila do Tinguá, Vila das Porteiras, Vila das Mangueiras e São Humberto, em Queimados.
O novo booster - com três conjuntos de motor-bombas de 400 Cv cada, sendo uma reserva - que atende diretamente os municípios de Nova Iguaçu e Queimados, é parte do pacote de obras de R$ 3,4 bilhões, já em andamento, destinado ao Programa de Abastecimento de Água da Baixada Fluminense e ao Novo Guandu, que visa ampliar o fornecimento de água para toda a região.