Ação resultou em nove multas e cinco veículos recolhidos |
BELFORD ROXO - Na manhã desta terça-feira (31), agentes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, estiveram em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, fiscalizando a acessibilidade dos ônibus intermunicipais. Durante a ação, nove multas foram aplicadas e cinco coletivos recolhidos.
Entre 8h e 12h, as equipes atuaram nos pontos de parada de Sargento Roncalli e Parque São José. Na operação, fiscais flagraram irregularidades referentes à plataforma elevatória inoperante, campainha e cinto de segurança dos cadeirantes com defeito, além de veículos em mau estado de conservação e sem o adesivo com o telefone da ouvidoria do Detro.
A passageira Tânia dos Santos Reis, deficiente física, ressaltou a importância desse tipo de ação.
- Nós deficientes passamos por muitas provas, tem ônibus que não para, outros com elevadores quebrados, outros não aceitam nosso passe. É muito importante essa fiscalização, afirmou Tânia dos Reis.
A ação contou com o apoio de cadeirantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo (Comdef-BR). Thiago Ferreira dos Santos, voluntário que participou da ação, informa que a acessibilidade no transporte afeta muitos deficientes que, como ele, moram na região.
- A presença do Detro, como órgão fiscalizador, é muito importante. É o único meio que temos de mostrar o problema. Gostaria de agradecer ao Detro por essa atenção, por essa fiscalização. Pedimos que essas ações continuem, declarou.
Além das operações de inteligência, o Detro utiliza as denúncias feitas pela população para nortear as ações de fiscalização. Para participar, os cidadãos devem entrar em contato com a Ouvidoria do Detro, por meio do telefone da (21) 3883-4141, pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br ou pelo WhatsApp Fale Detro (21 – 98596-8545).
31/07/2018