Belford Roxo vai ganhar um “castra móvel” - veículo itinerante adaptado para a castração gratuita de animais domésticos. A unidade móvel visa ajudar no controle populacional de cães e gatos na cidade. Além disso, o Castra Móvel tem o objetivo de conscientizar a população sobre a guarda responsável, zoonoses e saúde pública e vai contar também com campanhas de conscientização. O projeto de lei de número 1583 de 9 de agosto, foi aprovado pela Câmara Municipal e publicado no Diário Oficial, sendo previsto para ser colocado em prática, em outubro próximo, pela Secretaria Municipal de Proteção aos Animais. O programa vai atender à população carente que não tem condições de levar seu bichinho até uma clínica particular. O projeto está em fase de licitação.
De acordo com o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, a população de animais na cidade é grande. “Sabemos que muitos animais ficam soltos e acabam procriando causando abandono, atropelamentos e doenças como zoonoses. Este projeto vai ajudar com esta situação”, enfatizou o prefeito.
Segundo o secretário municipal de Proteção aos Animais, Antonio Rubem Medeiros Junior, o Tuninho Medeiros, o castra móvel circulará por comunidades carentes do município com mesas de cirurgia, materiais cirúrgicos e outros equipamentos indispensáveis à sua execução. “O veículo terá apoio de um cirurgião, anestesista, assistente, motorista e seminarista. Cabe ao veterinário avaliar o animal antes de decidir a realização da cirurgia”, explicou o secretário.
Segundo a secretária executiva da Secretaria de Proteção aos Animais, Fernanda Vieira da Silva, o projeto é de suma importância pois vai ajudar a população de baixa renda, que não tem condições de levar seus animais ao veterinário. “Em 2013, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população de Belford Roxo está estimada em 495.783 habitantes, e tem cerca de 155 mil domicílios, o que nos leva ao número de 54.227 cães e 19.522 gatos tutelados. Ainda não temos um levantamento do número de animais errantes. A meta é a castração de 70 animais por semana”, disse Fernanda.