BELFORD ROXO - Exposições e teatro marcam o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) em Belford Roxo. A partir de 12h, na Casa da Cultura, que fica na Avenida Bob Kennedy s/n, Nova Piam, o público poderá assistir gratuitamente a exposição do Projeto de Estados do Patrimônio Cultural Imaterial - Arco Metropolitano, do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB). A mostra é resultado de um trabalho arqueológico realizado nas regiões de Itaguaí até Duque de Caxias e apresenta fotografias que contam toda uma história de luta, devoção e fé da cultura negra. Além desta mostra, o artista plástico Márcio de Souza, apresenta a exposição “Natural Recicle”, onde através de seus traços, retrata o meio ambiente, o respeito à natureza e a própria vida.
A Casa da Cultura também vai apresentar nesta terça-feira (20), às 17h, o espetáculo teatral “Vianinha conta o último combate do homem comum” – com Aderbal Freire Filho e grande elenco. Além de fazer uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, a programação faz parte das comemorações do mês da cultura, que tem levado arte e entretenimento gratuitos à população. A realização é uma parceria é da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e o projeto “Artes e Leitura” da Funarj.
Segundo a secretária de Cultura, Charlene Freire, o objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. “Não podíamos passar esta data em branco em nosso município”, enfatizou. A Casa da Cultura fica na Avenida Bob Kennedy s/n, Nova Piam, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
19/11/2018