A Defesa Civil Municipal de Mesquita apresentou aos moradores o seu plano de emergência em caso de desastres. Na tarde da última quinta-feira, 22 de novembro, foi realizada a 1ª audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil da cidade. A reunião aconteceu no Auditório Zelito Viana, na sede da prefeitura.
O Plano de Contingência estabelece medidas que precisam ser providenciadas, direta ou indiretamente, por órgãos responsáveis por respostas diante de situações de emergências e desastres naturais como enxurradas, incêndio florestal, alagamentos, deslizamentos, inundações e estiagem.
Pensando no período do ano que concentra a maior quantidade de chuvas e temporais, a proposta começou a ser desenhada em agosto pelo Grupo de Ações Coordenadas – GRAC – montado em Mesquita com a participação de várias secretarias municipais. “Estamos buscando as melhores alternativas para atender à população em casos de emergência, não só a Defesa Civil, mas, todos os envolvidos no resgate e acolhimento nas situações de risco”, garante o subsecretário da Defesa Civil Municipal, Ronaldo Vilázio.
A audiência serviu para explicar as propostas do plano à população e para as autoridades que participaram, a fim de conscientizá-los como parte integrante, além de reforçar os serviços de prevenção que a Defesa Civil oferece, como: vistorias preventivas e atendimento de ocorrências com risco de desabamento, deslizamento e inundações.
O plano está dividido em três volumes, em que são determinadas tarefas para os envolvidos em situações de risco, como: ações de socorro em caso de desastres com a colaboração dos Bombeiros, Cruz Vermelha e Samu; ações de reabilitação, com a Secretaria de Assistência Social, Guarda Municipal Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e etc. e ações de reabilitação, contando com o apoio da Light e da Cedae. Eles trazem desde questões de monitoramento, alerta e alarme até repostas, com ações de socorro e ajuda humanitária a fim de reduzir os impactos e prejuízos.
23/11/2018