Conhecida por seu aspecto macabro, a boneca Momo tem assustado crianças em vários lugares do mundo. Há um tempo, o nome da boneca entrou em evidência rapidamente após a viralização do "desafio da Momo", este desafio seria algo semelhante ao da "baleia azul", tendo como principal alvo o público adolescente, que segundo relatos, seriam incentivados por alguém através do número do WhatsApp a realizarem alguns desafios que terminariam em suicídio. Apesar de nenhuma morte ter sido de fato confirmada, o nome da boneca passou a ser sinônimo de horror principalmente por conta de seu aspecto tenebroso.
Agora no entanto, o nome da boneca voltou a ser usado por conta de diversos relatos de aparições em vídeos do YouTube Kids que é uma plataforma com conteúdos voltados especialmente para crianças. Ocorre que a imagem macabra, tem aparecido em momentos aleatórios no meio dos vídeos com mensagens suicidas, ou seja, sem qualquer aviso prévio, enquanto assistem a algum programa, desenho ou clipe de música na plataforma, as imagens são interrompidas de forma aleatória e dão lugar a um trecho de vídeo com a boneca dando as instruções macabras.
A mensagem é em inglês e seu conteúdo é uma instrução de como cometer suicídio. Porém, apesar de ser em inglês, além do áudio, que ensina como cortar o pulso com objetos facilmente encontrados pela casa, há também imagens demonstrando como proceder, o que pode ser facilmente imitado pelas crianças.
Vídeos inocentes como os de crianças fazendo slime, episódios de desenhos e até mesmo da famosa música "Baby Shark", estão entre os relatados que possuem o conteúdo dentre os vídeos do youtube kids.
Nas redes sociais, como o facebook e o twitter por exemplo, estão sendo confirmados vários casos, onde os usuários afirmam que as crianças da família já conhecem a boneca. Desde o início da manhã desta segunda (18) o assunto está entre um dos mais comentados no twitter, chegando ao primeiro lugar nos "trends topics" dentro da rede.
Como se não bastasse as terríveis instruções de como se matar, a boneca também estimula as crianças a fazerem outros desafios como esfaquear outras pessoas da casa por exemplo, no final do vídeo, a boneca retorna dizendo que se não cumprir com o que é solicitado, ela vai voltar para pegar a criança durante a noite.
A intenção da divulgação desta matéria não é causar alardes, mas sim de informar e alertar os pais sobre o perigo da falta de monitoramento dos conteúdos consumidos pelas crianças na internet, sobre tudo, para as crianças menores, que podem facilmente ser vítimas de pessoas mal intencionadas que se aproveitam da inocência delas para fazer o mal.