Policiais da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), coordenados pelo delegado titular Moyses Santana, desencadearam, na manhã desta terça-feira (21/05), a Operação P9, nos municípios de Magé, Guapimirim, Piabetá, São Pedro da Aldeia, Petrópolis e Rio de Janeiro. Durante a operação, os agentes apreenderam celulares, computadores, dois carregadores e 30 munições calibre.380, um revólver calibre 38, além de anotações.
A operação tem por objetivo desarticular quadrilha que praticava crimes a mando do então vice-prefeito de Magé, Vandro Lopes Gonçalves, atualmente deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Rio de Janeiro - Alerj.
Segundo as informações, a vítima Paulo Henrique Dourado Teixeira, o Paulinho P9, conhecido militante político da região, fazia clara oposição ao prefeito de Magé, chegando, inclusive, a denunciar um esquema de licitações fraudulentas na Prefeitura de Magé , envolvendo o deputado Vandro e o empresário Fabiano Florim. Paulinho P9 foi ameaçado de morte pelo empresário, crime à época registrado na delegacia da área.
Paulinho P9 foi morto a tiros |
Na ação, os agentes cumprem 20 mandados de busca e apreensão, inclusive na residência do deputado Vandro, seus seguranças, bem como na casa de empresários ligados ao esquema denunciado pela vítima.
As investigações realizadas pela DHBF revelaram a existência de uma organização criminosa que visava manter em sigilo diversos procedimentos administrativos dos envolvidos com a Prefeitura de Magé. A partir do momento em que a vítima formalizou denúncias, virou alvo do grupo criminoso.
Deputado Vandro Família é um dos alvos de operação que mira grupo de extermínio na Baixada