Rápido, barato e fácil de fazer. Quem nunca trocou uma refeição por um prato de macarrão instantâneo, o popular miojo? Inventado por Momofuku Ando com base no lâmen, a massa de macarrão japonesa, o alimento é bastante consumido por pessoas que não possuem paciência ou talento para cozinhar. O que poucos sabem é o perigo que ele representa.
O macarrão instantâneo tem alto teor de gordura hidrogenada, que é uma gordura muito prejudicial ao nosso organismo. É uma gordura que se agrega na parede dos vasos e isso pode causar doenças, como um infarto, um AVC. Repleto de sal, sódio e conservantes, o tempero que vem com o macarrão instantâneo também é uma "bomba", explica a especialista.
— (Esse tempero) tem alto teor de glutamato monossódico, que é um realçador de sabor que faz muito mal à saúde, podendo levar à tonturas, enxaqueca, fraqueza e até doenças mais graves como o câncer. Para quem não quer mais consumir macarrão instantâneo, um alento: é possível sim fazer um macarrão rápido e saudável.
Quem explica é Marcia Ikemoto, professora de gastronomia.
— Eu preciso de uma farinha forte, ou seja, uma farinha que geralmente no mercado custa um pouquinho mais caro. É uma farinha que a gente gente chama de "farinha para pão"
Basta misturar aos poucos a farinha forte com ovo e água até que ela adquira essa consistência. Depois, embrulhe a massa em um saquinho plástico e deixe-a descansar por 30 minutos. Aí, basta passar a massa em um cilindro e pronto! Um macarrão instantâneo caseiro e nutritivo está em suas mãos! Para o tempero, a professora Marcia usa um trio de cogumelos, que vai para a panela com azeite, manteiga e creme de leite. Aí, é só misturar tudo e saborear.
— A opção de quem não quer colocar o creme de leite é só o leite mesmo. Ou, se não quiser, só o cogumelo.
TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI↵
Com informações do R7/ Record Tv
02/05/2019
Compartilhe nas redes sociais e WhatsApp