A Rede Sociedade Solidária, da Legião da Boa Vontade, através do programa de assessoramento, defesa e garantia de direitos, desenvolveu uma oficina no bairro Jardim Gramacho, RJ, sobre Problemas Sociais X Soluções, refletindo sobre as suas causas.
A proposta era empoderar os jovens participantes para que se organizassem frente a falta de acesso aos direitos, incentivando-os a buscarem meios para transformarem suas histórias de vida da localidade.
O projeto visa abrir espaços aos jovens para que os mesmos possam participar da formação de políticas que se reportam à juventude, impulsionado o chamado “ Protagonismo Juvenil”, proporcionando assim a oportunidade de expandirem esse conhecimento.
“A atividade com as jovens de Jardim Gramacho é uma parceria com a instituição IDE, onde foi desenvolvido a oficina sobre a reflexão dos problemas sociais e a construção das soluções frente as suas vivências e realidades (...) As jovens já conseguem se reconhecer enquanto cidadãs de direitos e que podem e devem se mobilizar para garantir o acesso aos mesmos”, declara a gestora de assessoramento, da LBV, Ângela Verônica.
O programa Rede Sociedade Solidária presta orientações técnicas e administrativas a entidades e organizações sociais, por meio de assessoramento, direto e capacitações e formação aos profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), bem como a usuários da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e também a jovens lideranças, público esse, com idade entre 15 a 29 anos oriundo de comunidades já atendidas pela LBV.
Na Baixada Fluminense, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na cidade de Belford Roxo, na Avenida Retiro da Imprensa, 467 – Centro. Para outras informações, ligue: (21) 2761-0729.