Um lugar de acolhimento e que vai ajudar a quem precisa atravessar a dificuldade pela busca por um emprego. A Agência Nova Iguaçu de Oportunidades, inaugurados nesta quarta-feira (19), na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
Fechado desde o primeiro semestre de 2015, o SINE foi reaberto graças a um termo de compromisso entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Já a Agência Nova Iguaçu de Oportunidade, fruto de uma parceria com o AfroReggae, é baseada no Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS TRABALHO, do Governo Federal.
A secretária municipal de Assistência Social, Elaine Medeiros, explicou que o SINE será integrado ao Programa de Trabalho e Renda. Nele, o público tem acesso ao balcão de empregos, seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho, captação de vagas de emprego, entre outros serviços. Já a Agência de Oportunidades tem como objetivo ajudar a preparar o trabalhador para o mercado. Está irá atender exclusivamente aos iguaçuanos inseridos no Cadastro Único. O local de oportunidades, fica localizado na Rua Dr Luiz Guimarães, 956, centro de Nova Iguaçu.
“Nosso público prioritário são os benefifiários do Bolsa Família. A proposta é dar-lhes condições de acesso ao mercado de trabalho. Vamos auxiliá-los da preparação do currículo até o emprego”, explica Elaine, revelando que o objetivo é atender mais de 2 mil pessoas por mês.
Equipes da Agência de Oportunidades já vem participando do ‘Prefeitura Presente’, ação da Prefeitura de Nova Iguaçu que leva serviços gratuitos aos bairros afastados do Centro, cadastrando interessados em participar do projeto. Na SEMAS, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Primeiro dia tem grande procura
A inauguração do SINE e da Agência Nova Iguaçu de Oportunidades teve a apresentação de percussão do Grupo AfroReggae. No entanto, antes mesmo da abertura oficial, realizada por volta das 15h, centenas de pessoas já formavam fila na sede da SEMAS em busca de atendimento. Uma delas era Beatriz Soares, 21 anos, moradora do Rancho Novo. Desempregada há um ano, ela foi ao SINE agendar o cadastramento de seu currículo e deseja encontrar um emprego no setor administrativo.
“Mesmo que não seja nesta área, o importante é trabalhar e ter a carteira assinada. Estou muito confiante que com a ajuda do SINE será mais fácil conseguir emprego”, disse a jovem.
TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI↵
21/06/2019
Compartilhe nas redes sociais e WhatsApp