O que os jovens negros da Baixada Fluminense querem para garantir seu protagonismo na sociedade? Para ouvir esse público, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) promove nesta quinta-feira (14) o “Seminário Juventude Negra e suas Potências” em Duque de Caxias, em parceria com a prefeitura. Com entrada gratuita, o evento acontece das 13h às 17h, no Museu Ciência e Vida, como parte do calendário do Mês da Consciência Negra, programado pela Superintendência de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa da SEDSODH.
“O 'Seminário Juventude Negra e suas Potências' será um espaço para o debate entre as potencialidades da juventude negra no Estado do Rio de Janeiro, com foco nos jovens do município de Duque de Caxias.
"Nossa preocupação é ouvir esses jovens, para que possamos construir juntos as políticas públicas que podem ser aplicadas às necessidades da juventude negra, a partir de suas potencialidades”, destaca Thiago Miranda, subsecretário de estado de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos.
Para a superintendente de Promoção da Igualdade Racial da subsecretaria citada, Monalyza Alves, "existem muitos coletivos que abordam essa temática, construindo experiências relevantes nas áreas de empoderamento, cultura e formação política, entre outras."
A mesa será composta por lideranças jovens de diferentes segmentos que irão expor suas ideias para a construção de políticas com enfoque nas questões raciais. Estão confirmados os seguintes convidados:
Wesley Teixeira - Liderança da Juventude do Movimento Negro Unificado de Duque de Caxias;
Rafaela Fernandes de Oliveira – Quilombola e coordenadora geral de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do município de Cabo Frio;
Felipe Carvalho – Ativista do Movimento Negro LGBT de Niterói e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT (CELGBT)
Ian Vitor – Secretário da Associação dos Estudantes Secundaristas do RJ e da União dos Estudantes de Duque de Caxias (UEDC)
Mês da Consciência Negra
A programação da SEDSODH para o Mês da Consciência Negra inclui seminários, curso de capacitação e atividades institucionais e culturais durante todo o mês de novembro. A iniciativa visa dar prioridade às políticas públicas voltadas para a promoção e defesa dos direitos humanos, com atenção especial aos segmentos de maior vulnerabilidade e que tem seus direitos violados.
Na semana passada, a SEDSODH reuniu gestores municipais do Estado do Rio de Janeiro para um curso de capacitação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial, numa parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
No dia 18, acontece o Seminário Mulheres Negras: representações e potências, das 17h às 22h, no auditório da Prefeitura de Cabo Frio - Praça Tiradentes, s/nº - Centro - Rio de Janeiro/RJ.