Doença avança de forma rápida e autoridades se mobilizam. O ministro da Saúde Luiz Mandetta durante reunião com os presidentes da Câmara e do Senado e líderes partidários, comentou que, a partir da semana que vem, a contaminação pelo coronavírus se dará em progressão geométrica, que a situação é alarmante e o país tem que se preparar. Rio já possui 13 casos de pacientes confirmados com coronavírus.
O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, confirmou, na manhã desta quinta-feira (12), o primeiro caso de transmissão local do coronavírus no Rio de Janeiro. Os sintomas da doença podem parecer como o de uma gripe, ou resfriado comum, por isso, é importante que quem esteve em viagem, principalmente para a região de início de circulação do vírus, comunique aos profissionais de saúde. Algumas atitudes como lavar as mãos com frequência, utilizar lenços descartáveis, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, podem ajudar na prevenção.
Gestores da Secretaria de Saúde de Santos reúnem-se, desde o início da epidemia do Covid-19, com representantes da área nas esferas estadual e federal e promove capacitações dos profissionais de saúde para atendimento de casos suspeitos. Durante entrevista para o bom dia Rio, da Tv Globo, afirmou que é importante que pessoas mais sensíveis ao vírus – idosos acima de 60 anos, pessoas que já têm doenças cardíacas ou pulmonares – comecem a mudar seus hábitos. "Não faz sentido que elas continuem frequentando locais de grande adensamento, como metrôs, trens, cinemas – que têm menos pessoas, mas são locais fechados – e estádios de futebol. E mesmo eventos em locais abertos, como comícios e shows, devem ser evitados".
12/03/2020
TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI↵
12/03/2020
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp