Diante do aumento do número de casos de pessoas com Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa (Alerj) vota, nesta quinta-feira (19/11), o projeto de lei 2.672/2020, que determina testagem em massa para servidores, empregados e trabalhadores de hospitais públicos e particulares. A medida tem o objetivo de verificar o contágio pelo coronavírus entre os profissionais, observando aqueles que possuem anticorpos e os que podem estar com a doença de forma assintomática.
De autoria da deputada Alana Passos (PSL), a medida se estende àqueles que não exercem as atividades-fim na Saúde, ou seja, todos que atuam presencialmente nas unidades em outras funções, tais como área administrativa, serviço de copa, lavanderia, limpeza, segurança, entre outros. A proposta ainda pode receber emendas das comissões e ser modificada.
"O projeto traz um direito fundamental de todos, e é básico testarmos quem está na linha de frente, ainda mais com o aumento de infectados no estado. É uma medida que pode preservar a vida dos próprios trabalhadores, de seus familiares e de toda a população, considerando que muitos podem ser assintomáticos", justifica Alana Passos.