JAPERI - Um novo tempo no combate à pandemia de Covid-19 teve início nesta terça-feira (19), em Japeri, Baixada Fluminense. Após aprovação do uso emergencial da vacina CoronaVac (desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan), o município recebeu 1.715 doses do imunizante logo pela manhã. O carregamento, que foi entregue na sede da Secretaria Municipal de Saúde sob aplausos dos funcionários que atuam no local, será utilizado a partir desta quarta (20), quando terá início a primeira fase da campanha.
Neste primeiro momento, serão vacinados idosos com 75 anos ou mais, profissionais de saúde em atividade, população indígena e pessoas com idade acima de 60 anos que residam em residências terapêuticas, asilos, Caps e afins. Funcionária da rede municipal de saúde de Japeri há 30 anos, a psicóloga e Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Ruth Valentim Doro (56), será a primeira imunizada contra a Covid-19 na cidade.
"O sentimento é de muita gratidão, quando fui chamada até pensei não ser merecedora de tal honra. Afinal, estarei representando os profissionais que há meses vivem tempos difíceis e cheio de incertezas. Mas, aceitei porque amo essa cidade! Aqui realizei meus sonhos profissionais e afetivos. Quem toma a vacina não sou eu! São todos os nossos grandes e incansáveis profissionais que tenho muito orgulho de representar", declarou a moradora de Engenheiro Pedreira.
A imunização se dará de forma volante: quatro equipes - compostas por técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes de saúde - para imunizar os idosos em suas residências e uma voltada à vacinação dos profissionais de saúde em exercício na rede municipal. Além disso, duas unidades de saúde foram mobilizadas para a campanha: a Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Av. Tancredo Neves, 634-716 - Parque Mucajá, Engenheiro Pedreira) e Posto de Saúde de Japeri (Av. Dr. Arruda Negreiros, 48 - Centro, Japeri).
Para a prefeita Drª. Fernanda Ontiveros, o início da imunização é o primeiro passo para que a pandemia chegue ao fim. "Como médica, é um alento enorme saber que o imunizante chegará logo a quem mais precisa. Quero registrar minha gratidão a todos os profissionais da ciência empenhados nesta guerra contra a Covid-19. É um dia de muita alegria para nós, mas é preciso que a população continue se protegendo até que o país alcance a meta de vacinados. Juntos podemos vencer este vírus", declarou a gestora.
Para se vacinar, será preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF e Cartão do SUS ou, no caso de profissionais de saúde, identidade profissional, cartão do SUS e CPF.
19/01/2021
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp