BELFORD ROXO - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Belford Roxo, denunciou, na sexta-feira (22/01), os policiais militares Julio Cesar Ferreira dos Santos e Jorge Luiz Custodio da Costa pelo homicídio qualificado de dois rapazes.
No dia 12/12/2010, Jhordan Luiz de Oliveira Natividade, de 17 anos, e Edson de Souza Arquinez Júnior, de 20 anos, estavam em uma moto no bairro Vila Medeiros, em Belford Roxo quando foram abordados pelos policiais. Os corpos das vítimas foram encontrados a quilômetros de distância, na Estrada de Xerém, no Bairro Babi, também em Belford Roxo. Julio Cezar e Jorge Luiz foram presos em flagrante, as imagens de duas câmeras de segurança que flagraram o momento da abordagem, o monitoramento do deslocamento da viatura e os telefones celulares dos denunciados foram analisados pelos experts da Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia (DEDIT) e da Divisão Especial de Inteligência Cibernética (DEIC) da Coordenadoria de Segurança e Inteligência - CSI/MPRJ.
De acordo com a denúncia, Jhordan e Edson foram atingidos por disparos de arma de fogo e “os homicídios praticados por motivo torpe, sendo a execução das vítimas ato de odiosa e abjeta limpeza social, eliminação de indivíduos indesejáveis. Após abordagem violenta, tendo sido arrecadada uma arma de fogo ou simulacro, os denunciados Julio Cesar e Jorge Luiz empregaram recurso que impossibilitou a defesa, pois, aproveitando-se do armamento que portavam, das algemas, da viatura e da condição de policiais militares, dominaram as vítimas, conduzindo-as, já subjugadas, para serem executadas”.
O MPRJ enviou cópia integral da denúncia às Promotorias de Justiça junto à auditoria da Justiça Militar, para adoção das providências no que se refere aos crimes militares praticados pelos policiais.