Os casos de coronavírus acenderam um alerta em todo o estado do RJ, nos últimos dias. O governador em exercício, Cláudio Castro, se reuniu na sexta-feira (12 de março) com representantes do setor produtivo e prefeitos da Região Metropolitana e logo anunciou medidas para combate e controle da pandemia de Covid-19.
Cinco cidades da Baixada Fluminense entraram em risco muito alto para doença. Este é o nível máximo da escala de cinco estágios. Divulgado na sexta, o mapa de classificação de risco regional mostrou que as cidades de Mesquita, Itaguaí, Nilópolis, Queimados e Seropédica estão na bandeira roxa.
O secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, informou ao jornalista Edmilson Ávila, da TV Globo, que a avaliação leva em conta indicadores como a procura por atendimento, ocupação dos leitos e o número de mortos na última semana. Ele ainda descartou um possível colapso na rede hospitalar, pois há como remanejar os pacientes para outros municípios.
O relatório também mostra que outras regiões pioraram de nível. A capital e a Baixada Fluminense, que na atualização de 15 dias atrás estavam com risco baixo, pularam o risco moderado e foram para o risco alto. O 21º boletim traz ainda duas regiões na bandeira vermelha: o Centro-Sul e o Noroeste. No entanto, essa situação do estado ainda não é a pior. No 12º relatório, publicado no dia 23 de dezembro, eram cinco regiões no risco alto.