Após uma reunião com representantes do setor produtivo e prefeitos da Região Metropolitana, o governador em exercício, Cláudio Castro, anunciou nesta sexta-feira (12 de março), medidas para combate e controle da pandemia de Covid-19 no estado do RJ. Segundo Castro, ele vai publicar uma minuta de decretos com diversas medidas para enfrentar a pandemia no Estado que começam a valer nesta sexta e vão vigorar até a próxima quinta-feira (18). Castro disse que pretende fazer uma política unificada no estado.
Castro disse que a aquisição de vacinas será discutido semanalmente entre ele e os prefeitos. O governador também anunciou que haverá um calendário único de vacinação no estado. Ele informou que municípios e o governo decidirão na próxima semana sobre o retorno das aulas presenciais e que, até lá, as escolas seguem abertas. Castro destacou que continua “contra o lockdown enquanto não for necessário”.
Entre os pontos anunciados estão:
– Proibida permanência em áreas públicas entre 23h e 5h. A circulação está permitida.
– Bares e restaurantes podem funcionar até 23h com 50% da capacidade, municípios podem restringir este horário. Na capital, o expediente do setor tem de ser encerrado às 21h.
– Comércio funcionará em horário escalonado.
– Zoológicos, parques, academias e espaço de recreação infantil devem funcionar com 50%.
– Proibida venda de bebida alcoólica em banca de jornal.
– Serviço de delivery sem limitação.
–– Ampliação ao incentivo ao home office, principalmente para idosos e pessoas com comorbidades.