Os últimos dias têm sido de apreensão pelo aumento do número de novos casos no Brasil. Não somente isso, o número de mortes diárias superou os dois mil óbitos e, nesse momento, é importante a informação verdadeira e oficial para não gerar mais ansiedade na população. Na Baixada Fluminense, cindo cidades estão em risco muito alto para Covid. Mesquita, Itaguaí, Nilópolis, Queimados e Seropédica estão na bandeira roxa.
Vários comércios foram penalizados desde então, na tentativa de conter o avanço do vírus, mas o problema é bem maior do que a gente possa imaginar. Diariamente os ônibus, trens e agências bancarias estão lotados.
No início da pandemia, no momento que era para ter aumentado a frota do transporte público, o mesmo foi reduzido, aumentando ainda mais as aglomerações. Os governantes precisam fazer algo urgente para minimizar este impacto no meio do transporte e não expor ainda mais a população ao risco como muitos já estão. É louvável as fiscalizações mediante aos comércios, que não estão respeitando os decretos de segurança, mas não se pode esquecer também dos coletivos.
Até a publicação desta reportagem no dia de hoje, não novidade encontrar as estações e pontos de ônibus lotados, BRT nem se fale, mostrando que o problema nunca esteve só no comércio.