Rio vai punir com multa quem desrespeitar as regras |
Medidas mais duras estarão valendo a partir desta sexta-feira (05 de março) no Rio. Já foi publicado no Diário Oficial, desta quinta as novas medidas restritivas para conter o avanço dos casos do novo coronavírus. Inclusive, o prefeito Eduardo Paes, já esteve com o governador Cláudio Castro para pedir apoio nas ações, caso precise.
Veja o que muda a partir de sexta-feira.
A permanência das pessoas em espaços públicos, como ruas e praças, será proibida entre 23h e 5h. Boates, casas de espetáculos, feiras livres, feiras de produtos artesanais e feirantes não podem funcionar. Também ficam proibidos eventos, festas e rodas de samba.
Nas praias, fica proibido qualquer tipo de atividade comercial e prestação de serviços, incluindo comércio de ambulantes e quiosques. Bares e restaurantes terão o funcionamento permitido entre 6h e 17h, com 40% da capacidade.
conforme a prefeitura, a Guarda Municipal vai ajudar na fiscalização para o cumprimento do decreto. Essa novas medidas começam a valer nesta sexta até 11 de março. Ainda segundo o executivo, quem ousar a desrespeitar as regras estará sujeito a multa de R$ 562,42 e também pode responder criminalmente, com base no artigo 268 do Código Penal (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa), que tem pena de um mês a um ano de reclusão.
Eduardo Paes declarou nesta manhã, durante a divulgação do nono boletim epidemiológico, que o objetivo das medidas é “evitar que se repita em 2021 o genocídio que foi registrado em 2020 na cidade do Rio”, quando a taxa de letalidade da capital fluminense foi o dobro da registrada em São Paulo, que tem o dobro da população carioca. Paes disse que pretende manter os números no Rio em relação à covid-19 positivos e sob controle.