O estado do RJ suspendeu a vacinação da Astrazeneca em gestantes. A medida segue orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgada na noite desta segunda-feira (10), para resguardar as gestantes, mesmo considerando que os eventos adversos pós-vacina serem estatisticamente pouco numerosos e mais brandos em relação à Covid-19.
"A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que o caso foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio ao estado e ao Ministério da Saúde. Todos os dados serão analisados pelo Ministério da Saúde, a quem cabem os processos de investigação de eventos adversos graves.
A Anvisa recomenda a suspensão da vacinação de gestantes com a vacina AstraZeneca, e reforça que sejam seguidas as indicações da bula do imunobiológico quanto ao público alvo.
A SES recomenda que a vacinação das gestantes seja suspensa nesta terça-feira, dia 11, no estado do Rio de Janeiro. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) está avaliando a necessidade de suspensão da vacinação em puérpera e irá emitir um comunicado o mais breve possível. A SES aguarda também orientações sobre a segunda dose das gestantes que receberam a vacina Oxford/Astrazenaca. A princípio, neste momento, a aplicação da segunda dose também está suspensa". Diz a nota do Estado.
Em Nova Iguaçu, a prefeitura emitiu um comunicado dizendo que a Secretaria Municipal de Saúde aguarda o recebimento de doses da vacina da farmacêutica Pfizer para retomar a vacinação de grávidas.