Essa semana, Juliana França recebeu o troféu pela premiação de melhor atriz, na mostra Competitiva | curta, do 43º Festival Guarnicê de Cinema, quarto mais antigo festival de cinema do Brasil, realizado em 2020. Pela atuação no filme "Neguinho" de Marçal Vianna, Juliana concorreu ao lado da consagrada Marcélia Cartaxo, atriz do célebre filme "A hora da estrela" (1985).
Atriz, diretora, oficineira, produtora cultural e pesquisadora das artes, Juliana França iniciou sua trajetória artística em 2007 pelo Grupo Código, quando passou a frequentar as oficinas livres de teatro. Posteriormente, tornou-se membro do coletivo, onde atua como atriz e coordenadora da companhia profissional de teatro. Em seus trabalhos, sempre carrega Japeri com orgulho, apresentando os potenciais artísticos de sua cidade e manifestando sua fé na juventude.
O território é objeto central da pesquisa e trabalho do Grupo Código, onde são desenvolvidos projetos em três vertentes: Companhia Artística, Espaço Cultural e oficinas gratuitas para crianças, jovens e adultos. Ao longo desses quase 16 anos de atividade, o grupo vem multiplicando bons exemplos, estimulando a cidadania e o senso crítico dos japerienses. Juliana retrata esses valores e representa os sonhos de muitos artistas moradores da Baixada Fluminense.