O facebook corre risco de acabar da mesma forma que o Orkut, a rede social que fez um enorme sucesso no ano de 2004. (Época do lançamento do Google). Porque estamos fazendo esta comparação? Simples, o Orkut chegou em um nível absurdo de usuários no Brasil, mas não conseguiu se manter por causa do orgânico da rede e muitos outros fatores, incluindo a força de outros meios de comunicação, que chegavam no país. O site ficou no ar pouco mais de dez anos, e foi desativado em 2014.
Atualmente temos além do Facebook, o Instagram e Twitter, que dominam a era de usuários, mas com a chegada do TikTok e Kwai, as demais redes podem acabar ficando para trás. Isso porque essa nova duplinha 'recém chegada', está monetizando e pagando para quem produzir conteúdos em seus aplicativos.
O facebook neste caso está ficando para trás, pois mesmo pagando em seus vídeos, seu orgânico está 'matando' muitos perfis e paginas. Como uma pagina de 600 mil seguidores pode ter apenas uma curtida em uma publicação? Tá ai a explicação que muitas pessoas estão deixando a rede de lado e pulando para as outras, que acabam rendendo mais like e dinheiro.