Fotos: Marcos Esteves e TurisRio |
A retomada do turismo do Estado do Rio de Janeiro se mostra cada vez mais promissora. O avanço da vacinação trouxe mais um excelente resultado. Segundo levantamento da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), a média geral de ocupação hoteleira do interior fluminense para o feriadão de sete de setembro é de 81%.
Por conta da época do ano, mais uma vez, os destinos localizados na serra despontam como mais procurados. Petrópolis apresentou a maior taxa, com 93% de quartos reservados, seguido de Teresópolis, 91% e Nova Friburgo, 83%. O Vale do Café também registrou bons números com Vassouras, 89%; Valença/Conservatória, 87%; e Miguel Pereira, 75%. Itatiaia/Penedo, na região das Agulhas Negras, marcou 79%.
Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, os números reforçam o trabalho, realizado pela Secretaria de Turismo, de promoção dos destinos fluminenses direcionado ao mercado nacional.
- O mercado nacional é o nosso foco neste momento. As restrições sanitárias impostas pela maioria dos países dificulta as viagens internacionais. Por isso, todo o trabalho da Setur-RJ tem sido pensado nos visitantes nacionais, especialmente os moradores do Rio de Janeiro e de estados vizinhos. O turista busca destinos com deslocamento curto, que cumpram o turismo consciente e que ofereçam atrativos ao ar livre. É a hora do Estado do Rio mostrar que está pronto a atender os desejos desse público ávido por viagens e novas experiências.
As cidades do litoral também registraram bons índices. Entre as que apresentam a maior procura estão Angra dos Reis, com 84%, e Paraty, 81%, ambas na Costa Verde. Na Costa do Sol a maior procura foi por Armação dos Búzios, 83%, Cabo Frio, 82%, Arraial do Cabo, 81%, e Macaé, 80%.
Trade turístico da Capital comemora bom índice
Na Capital, segundo pesquisa do Hotéis Rio – Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro -, a ocupação hoteleira, até o momento, está em 75,4%. Os bairros com maior procura são Ipanema/Leblon, que registram 92% dos quartos reservados, seguido por Flamengo/Botafogo, 85% e Leme/Copacabana, 84%.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Paulo Michel, destaca que a partir do avanço do calendário de vacinação os viajantes estão mais confiantes e que o feriado será de bons números para a hotelaria.
- Atribuímos este incremento na demanda também ao trabalho de promoção que vem sendo realizado com foco nos municípios do interior – conclui Paulo Michel.