Os moradores do Rio de Janeiro sempre sofreram com problemas nos transportes sobre trilhos, porém, nos últimos meses, a situação piorou ainda mais. Na tentativa de minimizar este problema, o Governo do Estado já iniciou um estudo para construir e estender o metrô até a Baixada Fluminense, (que seria ligado do bairro da Pavuna, na Zona Norte do Rio, até a cidade de Nova Iguaçu).
A ideia ainda não tem planejamento, mas já foi batizado como 'Metrô Leve'. A intenção do governo é usar o dinheiro do leilão da Cedae para a tal construção. Atualmente, o Rio possui 104 estações e 270 quilômetros, nos vagões que cortam o Rio e a Baixada. Uma das propostas também seriam modernizar essas estações da Supervia.
Inicialmente o projeto é conhecido como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e conforme os estudos apresentados, será aproveitado uma ferrovia que atualmente é utilizada para trens de carga e ele passa pela região.
Caso saia do papel, como os executivos afirmam que irá sair, as cidades de Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita e Nilópolis seriam beneficiadas.