Os artesãos de Japeri, na Baixada Fluminense, devem ficar atentos. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler), está realizando o pré-cadastro, atualização ou 2° via da Carteira Nacional do Artesão do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro no município. Os profissionais do ramo devem procurar a sede da pasta (Av. São João Evangelista, s/n° em Engenheiro Pedreira) até o dia 15 de dezembro.
A Carteira Nacional do Artesão oferece benefícios ao profissional como: comparecer em eventos e feiras, participar de qualificação/capacitação da área, além de apoiar o acesso ao crédito para comercialização. A ação é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (SeturRJ) no âmbito do Programa de Artesanato Estadual, instituído por Lei n° 1072/2018.
O Programa de Artesanato Brasileiro é vinculado ao Ministério da Economia, responsável pelas políticas públicas para o segmento artesanal, que atua de forma integrada com os Estados. A missão é promover, fomentar e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor artesanal como estratégia econômica, cultural, social e turística.
O secretário municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Marcelo Capoeira, falou da importância do cadastramento. “Em Japeri temos um número grande de artífices que estão, infelizmente, atuando no anonimato. Entendemos a importância do trabalho deles e sua contribuição para a cultura da cidade. Esse cadastramento vai nos ajudar a desenvolver ações que valorizem a história e a tradição da nossa cidade, gerando assim trabalho e renda”, disse.
A Semetuler irá realizar este atendimento às segundas e quartas-feiras, das 10h às 15h, através de agendamento prévio realizado na própria Secretaria ou por meio do Fórum de Economia Solidária de Japeri.
Dúvidas ou outras informações podem ser feitas pelo e-mail: semetuler@japeri.rj.gov.br