Por unanimidade durante sessão extraordinária, a Câmara de Vereadores de Japeri aprovou, nesta sexta-feira (3), a correção dos salários dos servidores municipais ativos e inativos em 26,84%. O Projeto de Lei, de autoria do poder executivo, passa a valer na data de sua publicação e será incidido nos proventos de janeiro.
De acordo com a prefeitura, a segunda parcela do 13° será depositada aos mais de três mil funcionários, até 20 de dezembro, assim como os vencimentos de dezembro que serão pagos antes da virada do mês, mantendo a tradição de quitar a folha dentro do mês vigente.
Baseado no Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Brasil FGV), o reajuste corrige as defasagens salariais de seis anos, uma vez que o último aumento foi concedido em 2015. “Hoje temos servidores que recebem abaixo do piso salarial. Após todo um estudo e planejamentos, vimos que era possível conceder o aumento sem comprometer o orçamento da prefeitura”, afirmou a prefeita, Drª Fernanda Ontiveros, que fez questão de contemplar os 247 aposentados e 111 pensionistas na iniciativa.
De acordo com o presidente da Câmara, Walter Trajano, o reajuste vai muito além de um benefício, é o reconhecimento do profissionalismo. “Todos os funcionários merecem ter salário digno, para pagar as contas, aproveitar a vida e investir no futuro. A unanimidade na votação de hoje é a prova de que todos estão lutando para transformar a história dessa cidade. Viva um novo tempo em Japeri”, declarou.
O projeto foi protocolado pela própria prefeita no último dia 26. A chefe do executivo explicou que atualmente os gastos com pessoal são de 37,18%, portanto não desrespeita o limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Projeto beneficiará profissionais da cidade
Animada com o reajuste no salário, a professora de Cíntia de Souza decidiu que vai ingressar na faculdade de pedagogia. “Com o salário de hoje e as despesas de casa, o sonho de ingressar no ensino superior parecia algo muito distante da minha realidade. Graças a essa iniciativa da prefeita, conseguirei alcançar meus objetivos”, explicou a docente do ensino fundamental I, da Escola Municipal Pedra Lisa.
Quem também está feliz é o inspetor de alunos Cristiano de Freitas. Servidor há 16 anos e recebendo um salário base, ele comemora o fato de que terá aumento no contracheque. “Esse reajuste no pagamento irá me ajudar muito. Graças a prefeita e o trabalho da atual gestão conseguiremos ter um salário justo", disse.