Foi só confirmar na cidade do Rio de Janeiro, a epidemia de influenza A , que rapidamente o vírus seguiu se espalhando pelo Estado. Na Capital, o surto já provocou a contaminação de mais de 20 mil pessoas nas últimas semanas e este número pode dobrar. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde.
Dante dessa situação caótica, muitas pessoas correram para os postos de saúde para se imunizar. Com a demanda maior, o município se viu em um enorme desafio com a falta de doses da vacina, pois as festas de final de ano já estavam batendo na porta.
Desde sexta-feira (3), o atendimento está suspenso nos postos de saúde e clínicas da família, até que cheguem novos lotes. A prefeitura chegou a dizer que o governo federal iria enviar 160 mil doses, mas esse lote ainda não foi liberado pelo Ministério da Saúde. A vacinação contra gripe segue sem previsão de retomada.
"Tomei a vacina da gripe e fiquei gripada! Poderia ter sido pior, pois fiz parte da estatística desse surto de gripe no RJ com hospitais lotados… Ainda estou me recuperando... falta de ar, fadiga e muita dor de cabeça a 2 semanas. Fiz o PCR (negativo). Mas estou melhorzinha, depois de antibiótico.
Surreal, nunca fiquei tão mal por conta de uma gripe! Se você não tomou a vacina, corre ainda dá tempo! Proteja-se! Ainda estamos super vulneráveis, não acabou! Aglomeração, tô fora!" Disse moradora do Rio, Andréa Oliveira.
A forte gripe chegou na Baixada Fluminense.
Japeri sinalizou e confirmou o aumento na procura dos postos de pessoas com sintomas da forte gripe. conforme informou a SES, as cidades de Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, também emitiram um comunicado direto do Sistema de Agravos Notificáveis (Sinan).
divulgou que a cidade vem registrando um grande número de pessoas com sintomas da gripe e confirmou que acredita viver uma epidemia.