No último mês de novembro, a empresa Facily foi a fornecedora com mais reclamações no Procon-RJ, na frente de grandes empresas de e-commerce, concessionárias, bancos e telefonia. Foram 303 reclamações acumuladas nos últimos dois meses: 179 reclamações em novembro e 94 reclamações em outubro.
A maior parte das reclamações versa sobre não entrega do produto no prazo informado. Alguns consumidores desejam o cancelamento de suas compras e outros exigem a entrega dos produtos comprados. A empresa tem respondido com propostas de acordo favoráveis aos pedidos dos consumidores.
Segundo o Presidente do Procon do Estado, Cássio Coelho, “A autarquia não recebeu queixas dos consumidores de descumprimento desses acordos. Temos 111 acordos celebrados pela empresa até o momento e a maior parte das reclamações ainda se encontra dentro do prazo para resposta. A empresa também cadastrou o envio eletrônico de correspondências, o que facilita e agiliza a comunicação conosco. O Procon-RJ vem monitorando essas tratativas”
Em resposta à autarquia, a empresa alega que devido ao crescimento dos pedidos vem lidando com problemas diversos, como alterações e inativações constantes de pontos de retirada, treinamento de pessoal e organização logística para efetivação de entregas em prazos razoáveis. Mas informa que tem consciência de que nenhuma de suas falhas, ocasionadas pelo rápido e crescente aumento de pedidos, deve justificar qualquer prejuízo sofrido por seus consumidores.