Nos últimos dias, postos de saúde, hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão lotados com pessoas infectadas pela forte gripe. Os sintomas são parecidos com os da Covid-19, mas na verdade, segundo a saúde, a população do Rio de Janeiro está enfrentando um surto de Influenza A. A gripe não escolhe idade e pode provocar a morte.
Em apenas uma semana, o município do Rio, registrou mais de 17 mil casos da doença, vindo logo a Baixada Fluminense, onde as unidades triplicaram os atendimentos. A maioria deles causados pelo vírus Influenza, que pode provocar a síndrome respiratória aguda grave e levar a morte de 15% dos pacientes que precisam de internação.
De acordo com a pasta, a imunização para a gripe ainda não atingiu 60% do grupo prioritário da cidade - idosos, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde.
Moradores afirmam que os postos de saúde da comunidade estão lotados e eles ainda precisam conviver com a insegurança da Covid-19. O grande contingente de pacientes no local ainda faz com que moradores voltem para casa sem atendimento. Ou quando é atendido, recebe um comunicado que caso a febre dure três dias, que a pessoa retorne a unidade.