Com reforço de efetivo de unidades operacionais e especiais, 210 policiais militares foram mobilizados para atuar em ações de apoio e patrulhamento no município de Petrópolis.
Além dos policiais do 26º BPM (Petrópolis), que desde a tarde de terça-feira trabalham em regime de mutirão, o Comando da corporação mobilizou efetivos de batalhões da região metropolitana e de municípios mais próximos do interior e de unidades de operações especiais e de policiamento especializado.
O Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) está atuando com 55 policiais militares capacitados para ações operacionais especiais, empregando uma Unidade de Controle de Distúrbios (UDC) e quatro equipes do GETEM – Grupamento Especial Tático em Motopatrulhamento.
O Comando de Policiamento Ambiental (CPAm) enviou 30 policiais militares habilitados em orientação em áreas de mata, além de uma equipe de motonáutica.
Para auxiliar as demais equipes de defesa civil, o Comando de Operações Especiais (COE) disponibilizou 05 veículos pesados que serão empregados em trabalhos de reboque, desobstrução de vias e remoção de barreiras. Já atuam na região 01 retroescavadeira, 01 caminhão prancha, 02 caminhões (um basculante e um convencional) e 01 caminhão munck, além de um carro-comando.
A Subsecretaria de Comando e Controle da SEPM disponibilizou uma antena móvel, um gerador portátil e 20 rádios portáteis com carregadores.
Todos os batalhões da Corporação montaram bases para recebimento de água mineral e produtos de higiene pessoal para atender os desabrigados pela tragédia de Petrópolis. A logística para o transporte dos donativos ficará a cargo das unidades.
A Diretoria de Assistência Social (DAS) da SEPM montará a partir de amanhã (quinta-feira) uma base para atender policiais militares e familiares que residem na região e tenham sido atingidos pela tragédia.