Vários brasileiros, incluindo jogadores de futebol, estão em meio a tensão da guerra na Ucrânia e foram para as redes sociais pedir ajuda para voltar para casa. A embaixada enviou um comunicado e pediu para que todos brasileiros deixassem a residência e procurassem outro país. As pessoas estão sendo orientadas a ir para o metrô.
Derek e Fábio, de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, postaram um vídeo, na tentativa de chamar a atenção das autoridades. Eles vivem na cidade de Kiev.
A Ucrânia afirma que a invasão é total e pede ajuda para se proteger. EUA e Europa condenam a decisão do presidente Vladimir Putin de ir à guerra contra um país soberano. É o maior ataque de um país europeu contra outro do mesmo continente desde a Segunda Guerra; Putin justificou ação militar para proteger separatistas no leste e ameaçou quem tentar interferir. ONU pediu que ele recue e Biden disse que guerra será catastrófica.
Mais de uma dezena de atletas brasileiros estão ainda espalhados por Zorya Luhansk, Dínamo, Metalist e outros clubes do país.