Pele coçando, dando bolhas e descamando? Você pode está com Disidrose |
Hoje vamos falar sobre Disidrose, uma doença de pele não contagiosa que se caracteriza pela formação de pequenas vesículas em bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, que podem ou não causar prurido (coceira). Essas bolhas normalmente se rompem logo após alguns dias e ocorre uma descamação, o que forma crostas no local.
A disidrose afeta qualquer sexo ou idade, embora se apresente de forma mais comum entre os 20 e os 40 anos. Costuma ser constantemente associada com o estresse. Este casos que a coceira pode aumentar em época de muito frio ou muito calor.
SINTOMAS
- Vesículas (bolhas de água) aprofundadas com base vermelha nas palmas das mãos e laterais dos dedos, principalmente.
- Sensação de calor e coceira nos locais afetados antes do surgimento das lesões.
- Dor, caso o local esteja infeccionado ou rachado.
- Coceiras (podem ocorrer ou não).
- Formação de crostas posteriores às lesões.
TRATAMENTO PARA DISIDROSE
O foco desse tratamento é aliviar os sintomas e evitar o aparecimento de novas infecções, além de acelerar o processo de cura. A doença pode ser controlada por meio da identificação e intervenção nos fatores que desencadeiam a disidrose.
Procure um dermatologista em casos de suspeita.
A disidrose ainda é estudada, mas está também relacionada a problemas emocionais. Sendo assim, é comum aparecer quando a pessoa está vivendo momentos de muito estresse, predisposta e/ou ansiedade. (Veja outras dicas).