Pouco antes do toque de recolher, decretado na capital da Ucrânia, a Embaixada do Brasil em Kiev coordenou o embarque de cerca de 40 brasileiros para a cidade de Chernivtsi (Ucrânia).
De lá, seguirão até a fronteira, onde serão recepcionados por funcionários da Embaixada do Brasil em Bucareste, que já estão em contato com o grupo.
De acordo com informações, já houve confirmação de que outros brasileiros, acompanhados de outros cidadãos latino-americanos, cruzaram o mesmo ponto da fronteira hoje pela manhã e estão a caminho da capital romena.
O Itamaraty lidera a operação em contato direto com autoridades da estação central de trens de Kiev, com as autoridades locais em Chernivtsi e com as autoridades migratórias romenas.
A Embaixada do Brasil em Bucareste também enviou missão à fronteira.
"Nos próximos dias (ou horas), de acordo com o interesse desse grupo em retornar ao Brasil, acionaremos os meios de transporte que se fizer necessário, aviões comerciais ou, via FAB, os nossos KC - 390, como já autorizado pelo Presidente da República." Disse o comunicado de Bolsonaro.