Silencio! É muito comum ir nas praias do Rio e encontrar alguém que leve sua caixa de som. Algo que agrada uns e desagrada outros. De acordo com um decreto publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (26/4), a partir de agora está proibido o uso de caixas de som e de outros equipamentos de amplificação sonora é nas praias carioca.
Para evitar dor de cabeça, melhor levar seu fone de ouvido. Conforme informou o decreto, fica considerado as leis anteriores sobre poluição sonora, critérios de proteção ambiental e a proteção ao sossego e bem-estar público. Com a medida, a Guarda Municipal recebeu mais legitimidade para coibir a prática da infração.
A proibição do uso destes equipamentos também envolve as unidades de conservação de proteção integral da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, como os Parques Naturais da Prainha e de Grumari e o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.
A utilização das caixas de som para promover atividades esportivas ou de lazer e eventos autorizadas pelo Poder Executivo segue liberada.
Publicado em 26/04/2022