A MP da Modernização dos Cartórios foi aprovada e agora todos terão que fornecer serviços online e digitalizar acervo até o ano que vem (2023).
A Medida prevê que os cartórios realizem atos por meio eletrônico e estejam interconectados. Isso permitirá que o cidadão acesse registros públicos e sejam atendidos pelo celular na mão, ou pelo computador, além de reduzir o tempo para a emissão de certidões. Tudo isso sem sair de casa.
Dentre os serviços online estão o de registrar imóveis e de emitir certidão de nascimento e casamento. Ex: Mamães grávidas poderão registrar seu filho da cama da maternidade.
"São coisas simples que, por vezes, tomavam dinheiro, tempo de trabalho, de descanso ou com a família. Gastos com deslocamento e serviços, bem como o estresse com filas, finalmente acabarão". Escreveu Bolsonaro.
A modernização abrange cartórios como os de imóveis, títulos e documentos civis de pessoas naturais e jurídicas. Entre os serviços que poderão ser feitos online, estão: certidão de nascimento, certidão de casamento, registros de imóveis e consultas unificadas nas bases de documentos de todos os cartórios (por meio de dados como CPF, CNPJ ou matrícula de imóveis).