São Paulo confirmou o 2º caso de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil neste sábado (11/6). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o paciente é um homem, morador de Vinhedo, interior paulista. O infestado tem 29 anos e segue sendo acompanhado isolado em casa.
"As medidas de controle foram adotadas de forma imediata, como isolamento e rastreamento de contatos em voo internacional”, disse a pasta.
Também na cidade de São Paulo, o primeiro caso havia sido confirmado no país, na quarta-feira (8), onde o homem infectado de 41 anos, tinha viajado a Espanha. Ele também segue sendo monitorado.
No RJ a Secretaria de Saúde do Rio (SES) confirmou que investiga um possível caso de varíola dos macacos em Macaé, no Norte Fluminense. A pasta disse que exames complementares, preconizados pelo Ministério da Saúde para fechar a avaliação do caso, estão em andamento. A expectativa é que o resultado saia nesta segunda-feira (13).
O ministério da Saúde explicou que a transmissão do vírus ocorre por contato próximo com lesões, gotículas respiratórias, fluidos corporais, materiais contaminados, como uso da roupa da pessoa infectada ou roupa de cama.
E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.