A campanha nacional de vacinação contra a Influenza terá um novo Dia D neste sábado (4), em todo o Brasil. Em Nova Iguaçu, mais de 50 postos de imunização estarão abertos para atender a população das 8h às 16h. Paralelamente a vacinação contra a gripe, também estará acontecendo a imunização contra o sarampo. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal contra as doenças.
Podem ser vacinados contra a gripe os idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde de qualquer faixa-etária, crianças entre seis meses de vida e 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias de pós-parto), professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação. Já a imunização contra o sarampo será para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde.
“É fundamental que a população dentro do público-alvo aproveite o sábado para comparecer a um dos locais de vacinação e garantir sua proteção contra a gripe ou sarampo. A vacina salva e é a única forma de proteger nossas crianças e familiares contra os casos graves das doenças”, destaca o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.
Para ser vacinado, é preciso comparecer à unidade de saúde levando a carteira de identidade, CPF e cartão de vacinação, principalmente as crianças.
A lista com as unidades que farão a vacinação contra a gripe e o sarampo está disponível em: http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/gripeesarampo/
Vacinação contra a gripe e o sarampo será prorrogada
O Ministério da Saúde recomendou a prorrogação da campanha nacional de Vacinação contra a Influenza e contra o Sarampo, para aumentar a cobertura vacinal contra as duas doenças. Por este motivo, a cidade de Nova Iguaçu seguirá vacinando, até o dia 24 de junho, o grupo prioritário, enquanto durarem os estoques.