Os Jogos Estudantis de Mesquita (JEM) deste ano começaram no dia 21 de maio, na Vila Olímpica. Ao todo, 14 escolas da rede municipal e privada participam da competição, em modalidades como futsal, handebol/queimado, atletismo, xadrez e futebol de campo. A Escola Municipal Governador Roberto Silveira, de Edson Passos, é uma das unidades públicas municipais participantes desta edição e foi destaque. Isso porque o time masculino da categoria sub-12 de futsal foi campeão da modalidade no dia 28 de maio, após três partidas. Os jogos, no entanto, ainda estão acontecendo e se estenderão até o início de julho.
O futsal feminino também foi destaque. Isso porque a categoria sub-12 da modalidade teve a Escola Municipal Ernesto Che Guevara, da Chatuba, garantindo o 2º lugar. Já na categoria sub-14, as alunas da mesma unidade conquistaram o título de campeãs, enquanto as estudantes da Escola Municipal Professor Quirino, de Santo Elias, ocuparam a 2ª posição.
Ao final dos jogos, o time poderá receber o troféu de campeão. No entanto, essa é uma iniciativa que vai além da competição propriamente dita. O projeto é, em sua essência, um incentivo às práticas esportivas dentro do ambiente escolar. Para Monique Rosa, subsecretária Municipal de Educação, ações como essa mudam a visão do aluno. “Quando incentivamos o esporte dentro do ambiente escolar, criamos no aluno uma nova associação dele sobre o seu lugar de estudo. Ele percebe que, ali, também é um espaço onde pode praticar e potencializar suas habilidades esportivas. Assim, entende que não é só fora da escola que terá contato com o esporte”, frisa.
Segundo Kleber Rodrigues, subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, essa também é uma oportunidade de formar novos talentos. “Mesquita abre portas para a formação esportiva e conta com diversos exemplos de atletas que começaram em projetos públicos e agora representam a cidade em competições no Rio de Janeiro e também pelo Brasil”, destaca.
Além disso, essa é uma forma de diversão e lazer, mas sem esquecer dos valores que norteiam o esporte e que, muitas das vezes, também são trabalhados dentro da sala de aula. “Esporte é sobre dedicação, constância e disciplina, como a educação. Por isso, durante esse período, eles podem aproveitar e aprender a unir esses princípios dentro das práticas esportivas. E, quem sabe, também descobrir alguma aptidão em uma dessas modalidades. Inclusive, as modalidades que estão compondo os Jogos Estudantis deste ano são ofertadas gratuitamente na Vila Olímpica”, completa o subsecretário.