![]() |
Foto: Reprodução |
Adeus, RG. A Nova carteira de identidade começa a ser emitida nesta semana no Brasil. De acordo com informações, com a nova identidade, o número do RG antigo deixa de existir e apenas o CPF será considerado.
O novo documento também virá com QR Code que será usado para conferir a autenticidade do documento. Também será possível ter a nova Carteira de Identidade no celular, por meio de um aplicativo. A novidade vai começar nesta terça-feira pelo Rio Grande do Sul e depois seguirá para demais estados do país.
Qual o real benefício da pessoa com a Carteira de Identidade?
O cidadão brasileiro terá uma carteira totalmente modernizada, com mais segurança e transparência com o uso de seus dados. ela permite que a pessoa acesse rapidamente com muito menos burocracia os serviços públicos digitais. Pela facilidade de verificação, o cidadão não precisa mais perder tempo em filas, preenchendo fixas de cadastros. Além disso, ela passa também a ser um documento de viagem, possibilitando para além dos atuais acordos entre o Brasil e outras nações, ser verificadas em qualquer pais do mundo.
É preciso regularizar o CPF, para ter acesso ao novo documento. Conforme informou a Receita Federal, "haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira".
"Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver sua situação", disse a Receita.
“As primeiras carteiras serão emitidas no Rio Grande do Sul, a partir do dia 26 de julho. Seguirão nos dias seguintes os órgãos de identificação civil no Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Ainda não há previsão de emissão nos demais estados”, informou a Receita, em comunicado.