Foto: Uanderson Fernandes - Divulgação/ Seeduc-RJ |
Ao todo, cerca de 690 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, participam das atividades que são realizadas rotineiramente destinadas à horta, dentre elas: a manutenção adequada das hortaliças, o plantio e cultivo, a fim de que a plantação fique sempre bonita e saudável.
Desde a introdução da modalidade, os alunos da unidade escolar não conseguem esconder a animação por participar do Programa de Sustentabilidade e Economia Circular, que é dividido em quatro eixos de ações: Hortas Escolares, Lixo Zero, Educação Ambiental e Educação Animal
“Está sendo muito bom poder aprender esses conceitos. Estou gostando de e tudo que tenho aprendido aqui levo para casa”, disse entusiasmado, Antônio Carlos, que cursa a 6ª série do ensino fundamental atualmente.
As principais hortaliças cultivadas no projeto “Hortas nas Escolas” são alface crespa, coentro, salsa, cebolinha e couve, que vão fazer parte do cardápio escolar.
O secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Alexandre Valle, destaca a importância de trazer princípios sustentáveis à rede pública, através das Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tec).
“Esse projeto chegou para modernizar a estrutura física e pedagógica dos Centros Integrados de Educação Pública, os Ciep’s, na capital e no interior do estado do Rio de Janeiro. Através dele, podemos conscientizar os nossos alunos de que somos fundamentais na construção de um mundo melhor a partir da sustentabilidade”, afirmou Valle.