Foto: Divulgação |
No dia 1 de julho foi inaugurado o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ). Na oportunidade foi assinado o consórcio do Programa Intersetorial de Formação Continuada de Inclusão Educacional e Laboral de Pessoas com Deficiência (PRÓ-INCLUSÃO), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A chegada do programa é fruto de uma parceria entre a instituição de Ensino Superior e a Secretaria de Projetos Especiais e Gestão de Convênios.
O Programa visa promover ações em parceria com os municípios de Queimados e Duque de Caxias, em dois eixos principais: a inclusão laboral de adultos e a estimulação precoce de crianças com deficiência. Além disso, prevê a aplicação de metodologias qualitativas e participativas garantindo o envolvimento dos agentes na tomada de decisões de implementação e avaliação das ações a serem desenvolvidas.
A iniciativa possibilita a contribuição significativa na produção do conhecimento sobre o tema na área, e na instrumentalização de gestores educacionais, na elaboração e no planejamento de políticas públicas no setor no que se refere, principalmente, sobre a inclusão laboral e a estimulação precoce, que carecem de propostas e políticas públicas no Brasil.