Uma decisão judicial publicada na tarde de ontem suspendeu os efeitos da sessão da Câmara de vereadores de Japeri que aprovou recebimento de uma denúncia e constituiu uma comissão processante para julgar a Prefeita de Japeri Fernanda Ontiveros por cometer crime de infração politica administrativa que poderia resultar em cassação de mandato.
A denúncia foi apresentada pelo candidato a deputado federal Willian Valente, que foi subsecretario de Industria e Comercio da prefeita Fernanda Ontiveros e que fora exonerado a pedido do titular da pasta a época por não comparecer ao trabalho.
Em sua decisão o Juiz LEOPOLDO HEITOR DE ANDRADE MENDES JUNIOR, exarada nos autos do processo 0801731-69.2022.8.19.0083, se baseia no parcer do MInisterio Publico que aponta irregularidades e cerceamento na aprovação da denuncia e formação delas.
Uma delas é a necessidade da denuncia ser analisada e aprovada o seu prosseguimento nas Comissões de Constituição e Justiça e no Conselho, determinados no Regimento interno da Camara.
Também foi apontado como irregular e que causou certa estranheza o fato do Presidente da Câmara Municipal Vereador Walter Trajano, ter assumido a presidência da comissão processante em flagrante descumprimento do regimento interno da casa que ele preside e deveria conhecer.
O conteúdo das denuncias apresentadas munícipe William Valente são as mesmas objetos de uma CPI criada dois dias antes e de todas as acusações feitas vereador vereador oposicionista Thiago Careca desde o ano passado, que já se tornaram alvo de investigação da Policia Civil e do Ministério Publico sem que nada fosse provado ate o momento
Apesar para registrar a movimentação politica, Willian Valente e companheiro de partido do vereador de oposição professor Josimar, que é candidato a deputado Estadual e amigo pessoal de outro oposicionista: O vereador JC de Souza, que inclusive lhe concedeu o titulo de cidadão japeriense.